Blog da Decorah

Saiba como manter as cortinas sempre limpas

Com as festas de final de ano se aproximando, é hora de uma faxina geral na casa para recepcionar os parentes e amigos nas confraternizações. A lavagem e higienização de cortinas, no entanto, não são operações das mais fáceis, devido ao tamanho das peças, o tipo de material com o qual são confeccionadas e a peculiaridade das cores, que não facilitam a vida dos consumidores.

Há lavanderias especializadas que prestam este tipo de serviço, mas quem prefere economizar para comprar presentes e comidas e bebidas para as recepções pode fazer a limpeza das cortinas em casa mesmo. Uma opção prática e eficiente para a limpeza é o uso do aspirador de pó. Com cuidado, é possível utilizar o aparelho sem danificar o tecido. Basta colocar o bocal de escova para não danificar o tecido com a sucção. Neste caso, a limpeza deve ser feita a cada 15 dias.

Se optar por lavá-la, faça-o ao menos uma vez por ano. E, se o tecido suportar, você poderá lavá-la em casa mesmo, com sabão neutro. Coloque de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes – a primeira, após 20 minutos de molho, para que o pó não manche o tecido. No dia seguinte, lave a cortina na máquina, selecionando o programa para peças delicadas. Depois, deixe secar na sombra. É aconselhável realizar a primeira lavagem após os primeiros oito meses ou no máximo em um ano. Após isto, a lavagem pode ser feita a cada um ou dois anos.

Como existe uma grande variedade de tecidos que só podem ser lavados a seco, informe-se antes com o fabricante sobre como proceder no momento da lavagem, para evitar que encolha ou fique amarrotado, além da possibilidade de perder o brilho e a textura natural.

Fonte: GE Dako


Publicado na categoria Cortinas | Deixe um comentário »
Tags: , ,

Comente!